Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 21, 2011

GESTÃO DA QUALIDADE - CONCEITOS

Qualidade significa grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. Segundo a norma NBR ISO 9000:2005 – Sistemas de gestão da qualidade: Fundamentos e vocabulário, qualidade significa: grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. Há, ainda, outras cinco definições do conceito de qualidade (MARTINS; LAUGENI, 2006): Transcendental : entende-se qualidade como sendo constituída de padrões elevadíssimos, mundialmente reconhecidos; Focada no produto : a qualidade é constituída de variáveis e atributos que podem ser medidos e controlados, além de ser determinada e percebida pelo cliente. Para fins de controle, devemos considerar os seguintes elementos: • características operacionais principais, • características operacionais adicionais, • confiabilidade, conformidade, durabilidade, assistência técnica, estética e qualidade percebida; ƒ Focada no usuário : segundo Juran, “a qualidade é a adequação ao uso”,

Mensagem

Mensagem